Quais marcas erraram e quais acertaram mudando a sua identidade visual?

06/07/2016 09:41:28


Logo de empresas
Quando uma marca renova o seu logo, raramente os elogios são imediatos. Os consumidores, acostumados com o antigo visual amigável, reprovam a mudança, por mais positiva que seja.

Entre opiniões de clientes e análises de especialistas em design, nem sempre o novo logo é aprovado ou desaprovado com mais objetividade que subjetividade.

Veja o caso recente do Instagram, que virou piada com seu novo desenho. Para a maioria, a mudança de logo foi um erro.

Será mesmo? Segundo uma pesquisa, muito pelo contrário: a marca acertou em cheio!
Quem errou e quem acertou?

A tecnologia de “eye-tracking”, que analisa o quanto determinada imagem chama a atenção e cria estímulo e engajamento do indíviduo, costuma dar boas respostas.

O site Business Insider encomendou uma pesquisa à equipe do app Dragonfly, que faz análise de designs baseando-se no eye-tracking.

O app foi criado pela empresa Black Swan e por pesquisadores da Queen Mary University of London.

O software do app processa como as pessoas enxergam a imagem em cada pixel e analisa orientação, contraste, textura e luminosidade.

O resultado mostra um “mapa visual” ou “mapa de calor”: como aquela imagem chamou a atenção e prendeu o interesse do leitor.

A pesquisa revela um coeficiente final, de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior o impacto do logo nos consumidores e, portanto, melhor.

Instagram


 
Antigo: 58 pontos > Novo: 68 pontos
O antigo logo trazia muito sentido de nostalgia e o olhar parava na palavra “insta”. O novo tem um bom contraste e traz o olhar para o centro da imagem. A melhora foi grande.

Google

Antigo: 67 pontos > Novo: 65 pontos
A diferença é muito pequena, mas o antigo logo do Google tinha mais impacto. Parte por causa do “g” e sua volta. O novo não tem tal detalhe para prender a atenção.

Uber


Antigo: 63 pontos > Novo: 53 pontos
O novo logo do Uber perdeu muito da sua força. O “U” branco no fundo escuro causava alto impacto.

Airbnb


Antigo: 76 pontos > Novo: 75 pontos
O novo logo do Airbnb só caiu um ponto. As duas pontuações acima de 70 revelam logos poderosos e impactantes.

Twitter
 
Antigo: 47 pontos > Novo: 58 pontos
O Twitter acertou em cheio ao fazer pequenas mudanças em seu logo: simplificando os traços do pássaro, inclinando-o e mudando de leve a sua cor. As penas distraem menos o consumidor.

Yahoo!

Antigo: 67 pontos > Novo: 69 pontos
O Yahoo! melhorou o seu logo, com ganho de dois pontos. As sombras e o roxo mais escuro do novo desenho ajudaram no maior impacto.

Facebook


Antigo: 80 pontos > Novo: 79 pontos
O impacto do logo do Facebook é muito alto. Na mudança, caiu um ponto. O tipo forte e simples trazia essa força. O tipo do novo logo é levemente mais fino, causando a mudança.

PayPal


Antigo: 72 pontos > Novo: 66 pontos
O logo do PayPal perdeu força na mudança. Os traços brancos e as cores mais fortes eram o trunfo do desenho anterior.

Foursquare

Antigo: 72 pontos > Novo: 82 pontos
O Foursquare acertou em cheio na mudança radical de logo. As letras em caixa alta e o símbolo do “f” prendem o olhar.
 

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Fonte: WDK Digital

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