Dicas para um bom relacionamento com clientes

21/09/2016 14:53:30


Bom relacionamento com o cliente.

Estabelecer uma proximidade com o seu cliente é a melhor maneira de fidelizá-lo. Um bom relacionamento com clientes pode fazer com que sua empresa se diferencie das concorrentes.

Isso porque, quando uma equipe é capaz de tornar agradável o contato entre empresa e consumidor, as chances de ele voltar a fazer negócio multiplicam. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido?

Apesar disso, muitas empresas pecam em diversos fatores quando o assunto é relacionamento com clientes. Má recepção, demora, insistência e falta de tato são alguns exemplos de condutas inadequadas.

Infelizmente, situações como essas ainda são comuns. É corriqueiro irmos a alguma loja onde parece que o atendente está nos prestando um favor. Acontece que esse comportamento afeta diretamente a empresa – que sai perdendo.

Lembre-se: o relacionamento com clientes é o cartão de visitas da sua empresa. Ao ser bem tratado, é bem provável que o cliente indique o seu estabelecimento a amigos e conhecidos.

No entanto, quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente a compra será concluída. Mesmo que seja, é praticamente impossível que essa pessoa venha a se tornar um cliente fiel à sua empresa.

Se você está precisando melhorar o atendimento da sua empresa, separamos algumas dicas infalíveis para você obter um bom relacionamento com os clientes.

1. Seja empático

Talvez essa seja uma das dicas mais simples e pouco praticadas nas empresas. É preciso aprender a se relacionar com os clientes pensando no cliente em si. Quais são as suas reais necessidades? Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?

Não foque o discurso na sua empresa. Esqueça o quanto ela é maravilhosa. Entenda as demandas do cliente, escute-o com atenção e foque em suas necessidades. Tome cuidado para não o pressionar a comprar determinado item. Seja simpático e agradável em seu relacionamento com clientes.

2. Invista na confiança

Não tem jeito. Confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir em relacionamento com clientes, tenha em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Quando você acompanha de perto tudo o que diz respeito ao negócio dele, as chances de você conquistá-lo são muito grandes.

Faça com que o consumidor confie em você e não o deixe de lado quando a compra for concluída. Para fidelizar um cliente, é necessário um trabalho diário de relacionamento próximo. Seja cuidadoso, educado e gentil.

3. Resolva os problemas rapidamente

A resolução de problemas é a parte do relacionamento com clientes que você deve tomar mais cuidado. Imagine a seguinte situação: você comprou um produto em uma grande loja de eletrodomésticos. No entanto, o item que chegou à sua casa não foi o que você pediu.

Certamente, ficará chateado e nervoso com a conduta da empresa. Mas, se a loja resolver o problema rapidamente, é bem provável que você volte a fazer negócio. Por isso, é muito importante que a sua empresa invista em atendentes exclusivos para solucionar o problema dos consumidores.

Esteja sempre em contato com o cliente e ofereça soluções que realmente funcionem. Pense nele – e não na empresa. Tente resolver o imprevisto o mais rápido possível. Feito isso, não deixe as ligações e os e-mails de lado. Pergunte se está tudo bem, como foi o atendimento, etc.

4. Esteja atento ao feedback

Para um bom relacionamento com clientes acontecer é necessário escutar com atenção os feedbacks. Isso porque eles são os melhores indicadores de qualidade da sua empresa. O feedback – mesmo que negativo – é essencial para o crescimento da qualidade do seu negócio.

Aliás, ao investir em boas práticas de relacionamento com clientes (como as que citamos acima), eles confiarão em você. Isso significa que o feedback será transparente e verdadeiro. Escute com atenção o que eles têm a dizer. Se for necessário, peça desculpas e ofereça soluções.

Mas só ouvir não basta. É preciso avaliar cada feedback recebido – mesmo daquelas pessoas “mais difíceis” de lidar – e utilizá-lo para corrigir possíveis falhas. Encare a crítica como uma oportunidade de crescimento.

5. Invista em promoções exclusivas

Quando você tem um bom relacionamento com clientes você sabe do que eles precisam no momento. Por exemplo, quando você trabalha com atendimentos e produtos diferenciados e percebe que o seu cliente está com um modelo mais simples, que tal oferecer uma boa oportunidade para ele fechar o negócio?

Mas lembre-se de oferecer serviços ou produtos que ele realmente precise. Não vá empurrando qualquer coisa. Faça com que o cliente esteja em constante relação de satisfação com você.

Fazendo isso, ele vai indicar os seus serviços para amigos, profissionais, conhecidos, entre outros. Outra forma de agradar (e estimular) esse cliente que te indicou para alguém, é bonificando-o com alguma coisa quando um amigo indicado fechar negócio com a empresa. Pode ser um produto bônus, desconto ou mimo.

 


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