09/11/2016 09:21:06
Mensurar estratégias e ações de marketing não é uma tarefa fácil. Algumas delas têm resultados muito subjetivos, ou de longo prazo, o que dificulta a visão do resultado imediatista com o qual estamos acostumados na propaganda. O marketing de conteúdo é uma dessas ações de prazo mais longo, e estratégia mais marcada por instigar nos consumidores algo que não é o simples desejo de compra. Estou falando de posicionamento de marca, de prestígio, de autoridade.
O marketing de conteúdo carrega consigo o peso de transformar uma marca em algo vendável, confiável e referencial naquele segmento. Então, como medir algo que mostra respostas tão complexas nos consumidores, e que não aparecem diretamente e imediatamente no aumento de vendas finais?
Bom, é justamente sobre isso que esses marcadores falam. Eles indicam aspectos que te permitem avaliar como anda sua estratégia de marketing de conteúdo, além de mostrar se sua máquina de vendas funciona bem. A máquina de vendas de uma empresa influencia diretamente esses marcadores, e consequentemente o próprio marketing de conteúdo. Logo, ter esse mecanismo processual funcionando bem é o básico para se conseguir qualquer métrica, ou mesmo efetividade de ações focadas em comunicação.
A máquina de vendas estrutura marketing, venda e pós-venda, no mesmo padrão do funil de vendas, considerando realimentação e manutenção ao fim do funil. Essa máquina participa de toda a jornada do cliente pelos processos da empresa. É através desse bom funcionamento que é possível interpretar os indicadores que podem ser relacionados ao marketing de conteúdo. No marketing, temos os três primeiros marcadores:
1. Custo de Aquisição de Clientes e Custo por Lead: o custo de aquisição de um lead e de um cliente sempre deve ser o mais baixo possível. Captar clientes dispende dinheiro, mas deve ter uma boa relação custo x benefício. Quanto menor o custo, maior a efetividade. Quando um conteúdo chama a atenção, ele tende a atrair foco suficiente para se tornar uma oportunidade. A atenção é direcionada e alimentada para o foco de conversão de lead. Quanto mais alinhado o conteúdo for, mais ele chama a atenção do público alvo, logo ele custa menos, pois os esforços não precisam ser reciclados.
A venda é um processo que se mescla ao marketing, e é seguido pelo pós-venda, onde é importante se atentar ao seguinte marcador:
4. Net Promoter Score: é nesse ponto em que o marketing de conteúdo deve continuar nutrindo o cliente já conquistado. É aqui onde você divulga como melhor usufruir do seu produto ou serviço, melhorando a experiência e a satisfação do cliente. Eles mesmos vão nutrir sua marca com críticas positivas, o que aumenta sua reputação e deixa a empresa mais atraente, além de espalhar a palavra. Um cliente satisfeito é um cliente onde se pode crescer, manter e que se torna embaixador da sua marca.
Observando esses quatro marcadores é possível ter ideias dos resultados e direcionamentos que podem indicar necessidade de mudança ou constância na sua estratégia de marketing de conteúdo. O cliente é seu melhor termômetro.
Fonte: Administradores