Marketing offline: ainda vale a pena?

16/11/2016 10:09:58


Com a popularização do acesso à internet, aumentam também as dúvidas sobre a eficácia do marketing offline. Antes de mais nada, vale lembrar que embora a crescente da internet seja muito intensa, ainda há boa parte da nossa população que não acessa a internet com tanta frequência.

De qualquer maneira, os modelos que durante muitos anos fizeram sucesso no marketing, hoje devem ser remoldados para atender aos novos padrões dos clientes.

Mas, afinal, o marketing offline ainda vale a pena? Sim, vale! Contanto que muito bem planejado e atuando em parceria com o marketing online.

O que é o marketing offline?

É toda e qualquer ação de marketing que não esteja conectado à internet. Ou seja, televisão, rádio, revistas, cartões de visita, flyers, brindes, outdoor e assim por diante.

Neste modelo, a empresa vai em busca de clientes, conta com um planejamento realizado com antecedência e possui todo o seu foco voltado para o produto em si.

O grande diferencial do marketing offline é que ele se vale do grande volume de pessoas para atingir seu público-alvo. E mesmo que possua problemas de segmentação, na maioria das vezes acaba por atingir seus objetivos.

Já como pontos negativos, podemos citar o custo, que normalmente chega a ser 62% maior que o marketing online, o fato de estar perdendo muito espaço para a internet, já que cerca de 80% dos brasileiros pesquisam preços na internet hoje em dia e a dificuldade de medir o retorno sobre o investimento, uma vez ser impossível saber quantos clientes compraram o seu produto porque assistiram à uma determinada propaganda por exemplo.

Aliando o marketing offline ao online

E já que estamos na era digital, por que não aliar o tradicional ao novo? Sim, esta pode ser a melhor opção para o seu negócio.

Antes de mais nada, defina os públicos que deverão ser atingidos em suas campanhas. Defina metas, tempo de ação, budget e tudo mais que seja relevante para sua empresa. A partir daí, é possível entender para qual meio se voltar.

Além disso, é possível usar o offline em prol do online e vice-versa.

Um bom exemplo disso é o incentivo ao uso das hashtags. Um evento offline pode incentivar o cliente a usar determinada hashtag e assim, movimentar o mundo online também. Esse tipo de ação funciona muito bem para o caso de empresas que incentivam ações socioambientais e promovem feiras e eventos.

Outro ótimo exemplo foi o do desodorante Old Spice que usou a internet para questionar aos seus seguidores sobre o que eles gostariam de saber sobre Isiah Mustafa (astro do próximo comercial da marca).

O resultado foi um vídeo do astro respondendo algumas dessas perguntas durante o intervalo do SuperBow (evento esportivo transmitido para mais de 120 milhões de pessoas no mundo). Além daqueles que assistiram a propaganda ao vivo, o vídeo obteve mais de 65 milhões de visualizações na internet.

Marketing online ou marketing offline, o que realmente importa é que o conteúdo seja relevante aos clientes e que sejam únicos.


  • marketing digital
  • marketing offline
  • marketing online
VOLTAR